Header Ads

test

Concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás terá regência de Gianna Fratta

[ad_1]

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) sobe ao palco do Teatro Goiânia, nesta sexta-feira (23/06), às 20 horas, para o concerto Sinfonias Surpreendentes, que terá como regente a maestra italiana Gianna Fratta. Convidada de honra da noite, a pianista renomada e regente de orquestras de diversos países vai conduzir o repertório da apresentação, que conta com obras dos compositores Haydn, Nepomuceno e Tchaikovsky.

O diretor artístico e maestro titular da Filarmônica de Goiás, Neil Thomson, explica que o concerto vai ser dividido em três obras.

“A doce Serenata para Cordas, de Nepomuceno, dá início ao programa, exibindo lindas melodias e brincadeiras com ritmos brasileiros em uma escrita simples, mas contagiante”, conta.

A segunda peça é a Sinfonia nº. 88 em Sol Maior, de Haydn. O regente esclarece que ela é uma das mais conhecidas do compositor e constantemente apresentada em sinfonias. A noite termina com a grande Sinfonia nº. 5 do compositor russo Tchaikovsky, escrita em 1888.

“Essa sinfonia se mantém até hoje como a predileta de muitos amantes da música de concerto e se destaca pela criatividade e técnicas inovadoras de orquestração, que, juntamente com suas marcantes melodias, reproduzem cores e texturas irresistíveis até mesmo àqueles que se consideram iniciantes no exercício de escuta da música clássica”, assegura Neil Thomson.

Orquestra Filarmônica de Goiás

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (Cett) da Universidade Federal de Goiás (UFG), desde 2021.

Secti – Governo de Goiás

[ad_2] Source link https://misturabrasil.evpc.com.br/2023/06/23/concerto-da-orquestra-filarmonica-de-goias-tera-regencia-de-gianna-fratta/?feed_id=13735&_unique_id=649d7f6429be5

Nenhum comentário