Quinta-feira, Novembro 30, 2023

AGORA-DF

FRED, O DUPLA FACE O deputado federal Fred Linhares...

GDF lança Carteira de Identidade para pessoas com deficiência e autistas

Entre os benefícios, o documento dá prioridade em...

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

PARA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINARIA COOPERATIVA DE TRABALHO E...

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Assembleia Geral Extraordinária – Modalidade Virtual Tatiane de Oliveira...

Clubes do Centro-Oeste abrem a Copa Capital Sub-17

Com início na sexta-feira (1º/12), torneio...

AGORA-DF

FRED, O DUPLA FACE O deputado federal...

Autoridade indica abertura de travessia em Gaza no domingo, e brasileiros podem passar fronteira

PolíticaAutoridade indica abertura de travessia em Gaza no domingo, e brasileiros podem passar fronteira


A autoridade da fronteira de Gaza anunciou neste sábado (11) que a passagem terrestre de Rafah para o Egito será reaberta no domingo (12) para portadores de passaportes estrangeiros — o que pode permitir que brasileiros realizem a travessia.

As saídas da Faixa de Gaza para o Egito de cidadãos estrangeiros e palestinos que precisam de tratamento médico urgente foram suspensas na sexta-feira (10), segundo três fontes de segurança egípcias e uma autoridade palestina.

A autoridade palestina e uma fonte médica egípcia disseram que a suspensão se deveu a problemas para levar pacientes médicos de dentro de Gaza para Rafah.

O embaixador Alessandro Candeas, representante do Brasil junto à Palestina, afirmou à CNN na manhã deste sábado não havia ainda possibilidade de saída dos 34 brasileiros e familiares da Faixa de Gaza pela passagem de Rafah.

Segundo Candeas, o pré-requisito para a abertura da fronteira para a evacuação dos estrangeiros contemplados com autorização para deixar o território palestino é a passagem de comboio de ambulâncias com feridos, que têm prioridade na fila para cruzar a fronteira.

A logística de deslocamento das ambulâncias, porém, foi prejudicada após bombardeios em grandes centros de saúde palestinos.

O grupo aguarda a liberação para cruzar a fronteira e, assim que chegarem no território egípcio, eles farão um trajeto de cerca de 55 km por via terrestre até chegar ao aeroporto de Al-Arish, no Egito.

Lá, uma aeronave da Presidência da República os espera os brasileiros para partirem ao Brasil.

Além dos 34 brasileiros já autorizados a deixar Gaza em lista divulgada na última quinta-feira (9), há um segundo grupo de cerca de 40 pessoas na região à espera de serem incluídas em uma próxima relação.

Veja também: Brasileiros em Gaza aguardam para deixar território

*Com informações da Reuters.





Source link

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles