O presidente Joe Biden está de volta aos EUA depois de passar sete horas na zona de guerra israelense na quarta-feira (18). Seu avião pousou na Base Aérea de Andrews às 1h14 (horário de Brasília) desta quinta-feira (19).
Biden disse aos repórteres a bordo do Air Force One que estava satisfeito com a viagem e que alcançou um objetivo fundamental: desbloquear a ajuda humanitária à Gaza sitiada, que tem estado sob forte bombardeio israelense desde os ataques terroristas pelo Hamas em 7 de outubro.
Veja também: Visita de Joe Biden pode ajudar brasileiros em Gaza, dizem fontes diplomáticas
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, confirmou que seu país concordou em permitir que a assistência humanitária passasse do Egito para Gaza, mas acrescentou que Israel não permitirá a entrada de suprimentos em Gaza a partir do seu próprio território até que o Hamas liberte todos os reféns.
Os EUA também anunciaram 100 milhões de dólares em assistência humanitária ao povo de Gaza e da Cisjordânia “através de parceiros de confiança, incluindo agências da ONU e ONG internacionais”.

Biden fará um discurso no horário nobre na noite desta quinta-feira, onde planeja argumentar que os EUA deveriam continuar a financiar guerras em Israel e na Ucrânia, de acordo com dois funcionários do governo.
Compartilhe: